gincanajurídica 12Para valorizar o advento da Lei 9.099/95, a Justiça do Amapá realizou uma gincana jurídica com a comunidade acadêmica, no hall de entrada da Central de Conciliação do Fórum de Macapá, para celebrar os 20 anos da Lei.

 gincanajurídica 17Para a competição, foram convidados acadêmicos de direito das faculdades CEAP, ESTÁCIO SEAMA, FAMA, ESTÁCIO FAMAP e FABRAN, além dos candidatos a juiz substituto do TJAP, que formaram a banca de jurados.

 gincanajurídica 33Na abertura do evento, a coordenadora da Central da Conciliação da Comarca de Macapá, juíza Joenilda Lenzi, ressaltou a importância da Lei 9.099/95, que vem sendo aplicada, principalmente, por meio das práticas conciliatórias. “Nós estamos comemorando essa conquista, que no decorrer desses 20 anos tem se mostrado cada vez mais presente na nossa vida por tornar a Justiça amapaense mais simples, eficiente e célere”.

 gincanajurídica 34Também na ocasião, a Diretora do Fórum de Macapá, juíza Alaíde Maria de Paula, destacou os benefícios que a Lei dos Juizados Especiais tem proporcionado à população.

 gincanajurídica 42Na gincana jurídica, os estudantes tinham que responder perguntas, exclusivamente, sobre a Lei 9.099/95 para ganhar os pontos, que eram avaliadas pela banca de jurados.

 gincanajurídica 44Ao final da apuração dos pontos, os acadêmicos da Faculdade CEAP consagraram-se campeões da gincana jurídica. Na oportunidade, o estudante George David dos Santos de Oliveira, um dos componentes da equipe vencedora, parabenizou a iniciativa do Tribunal de Justiça do Amapá dizendo que o evento serviu de estímulo para que estudassem mais sobre os Juizados Especiais.

Macapá, 29 de Setembro de 2015

Texto e fotos: Kelison Neves